Portanto, nesta data tão especial gostaria de convida- lo para uma breve reflexão que se encontra no Evangelho de Lucas 1. 46- 56, aonde narra um dos cânticos mais belos da Bíblia. Gostaria de chamar a vossa atenção para a disposição extraordinária de Maria, que mesmo vivendo em meio a uma sociedade tão turbulenta, assolada pela pobreza e cheia de tabus religiosos, Maria não rejeitou o chamado e o desafio de ser a mãe do Cristo.
Em meio a um cenário tão hostil assusta- nos a tamanha coragem desta garota, que ainda tão jovem aceitou o desafio que lhe traria tantos sofrimentos atrozes. Mas apesar de tudo isto ela louvou ao Senhor Deus, pelo fruto de seu ventre, a boa nova que trouxe ao mundo (aos pobres de sua época, principalmente) a esperança almejada por todos: o Cristo... Aleluia!!!
Neste sentido, gostaríamos de comemorar esta data que traz a nossa memória o motivo de nossa esperança, e que podemos cantar e sonhar, dando asas a nossa imaginação, deixando esta poesia entrar dentro de nós, resgatando nossas utopias. Que os anjos toquem suas harpas anunciando e festejando a vinda do Menino, que é a manifestação de Deus entre os homens, que venham os pastores com presentes e que o mundo inteiro ouça esta mensagem simples: o Deus que nasceu na manjedoura trará consolo para as vossas almas!!! Amém!!!
Ora, nós latinos americanos que fazemos parte de uma história de opressão e privação, que sofremos o êxodo dentro de nossa própria terra, aonde o sangue de milhares de nossos antepassados foi derramado pelos seus colonizadores.
Podemos dizer então que nós temos muito haver com a história desta destemida jovem, e que a mensagem do natal vai além dos presentes, que muitas vezes desvia os nossos olhos dos verdadeiros significados destes eventos e deste cântico.
Portanto louvemos ao nome do Jesus pelo seu nascimento, e que este evento possa nos inspirar como inspirou a esta jovem a aceitar os desafios da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário: